O que faz um pastor em seu dia a dia ministerial? Como deve ser descrito o trabalho realizado pelo ministro? O texto bíblico mostra de forma bem clara, quais são as tarefas que o pastor executa em seu ministério durante sua vida e mostra também vários personagens que um bom exemplo como pastor para uma vida ministerial bem sucedida.
Conforme o texto bíblico, o pastor é um homem chamado por Deus para cuidar de um rebanho (1 Pe 5:2-4), no entanto, para ser o cuidador e guia do rebanho do Senhor, o pastor precisa atender uma série de requisitos indicados pela Palavra de Deus (1Tm 3:1-7; Tt 1:5-10), os quais são as qualificações exigidas por Deus para o ministro poder ter um pastorado bem-sucedido.
Portanto, a atividade principal do pastor é pastorear o rebanho de Deus, e isso conforme o texto de Atos 20:28 que diz: olhai, pois, por vós, e por todo o “rebanho” sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para “apascentardes” a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. Em grego, a palavra que corresponde ao verbo “apascentardes” é: “poimaino”, cujo significado é: “alimentar”, “cuidar de um rebanho”, “guardar ovelhas”, “governar” e reger”. Diante disso, pode-se dizer que o pastor possui uma tarefa nobre e de grande responsabilidade, pois cuidar e alimentar pessoas não é fácil, porém, para isso, o pastor foi chamado para apascentar.
E apascentar é o que faz o pastor em seu ofício, no que diz respeito às ovelhas. A palavra “pastor” é de origem latina e significa “apascentador”. Então, se o pastor observar que há alguma ovelha com necessidades, ele precisa oferecer o melhor alimento, para que ela cresça de forma saudável, ele precisa também guiá-la para que ela se sinta protegida. O pastor faz tudo isso e algo mais.
Assim sendo, o texto bíblico mostra que apascentar é, na verdade, uma metáfora do cuidado que os pastores tinham com suas ovelhas. E nos nossos dias, o pastor continua, cuidando de um rebanho constituído por pessoas muito diferentes. Muitos servos de Deus, ao longo de toda a narrativa bíblica, foram pastores e, dentre muitos, destaco Moisés, ao ser pastor de ovelhas (Ex 3:1) e mais tarde foi pastor do grande povo de Deus.
E o mais interessante de tudo é que o próprio texto bíblico mostra a metáfora de Deus como supremo pastor em relação ao seu povo, como mostra a seguinte passagem:
“O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão”. (Sl 77:20). De acordo com este texto, pode-se dizer que: Deus como um bom pastor, estava pessoalmente presente entre o seu povo (Êxodo 33:15-16). Como um pastor, Deus protegeu o seu povo ao longo da caminhada pelo deserto (Dt 8: 1-4; 23:14). Como um pastor, Deus proveu todas as necessidades para o seu povo de que forma? Ele os alimentou (Salmos 105.39–41). Ele os curou (Êxodo 15.26; Números 21.8-9). E como um pastor, Deus guiou o seu povo a pastos verdejantes: “Com a tua beneficência guiaste o povo que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade” (Êxodo 15.13).
Em tudo isso, Deus apascentou o seu povo por meio de Moisés, o líder chamado pelo Senhor. O texto bíblico possui uma lista com muitos bons pastores. O servo de Deus precisa entender que o Senhor Deus, o Criador é também o pastor do seu povo. E ele apascenta e seu rebanho por meio de um pastor humano, designado pelo próprio Senhor, amém!
Artigo por Pr. Flávio de Castro Marinho
Presidente da CEADER